"A VERDADEIRA "CHIQUEZA" NÃO É O QUE VOCÊ TEM OU O QUE VOCÊ VESTE E SIM COMO VOCÊ SE COMPORTA E SE RELACIONA COM AS OUTRAS PESSOAS." (SITE TRÈS CHIC)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

fashion rio - moda e estilo

O Fashion Rio é um dos eventos de moda mais importantes do Brasil, e teve seu início nos anos 90, com a jornalista carioca Eloysa Simão e o arquiteto italiano Giorgio Knapp. Eles tinham na cabeça que "o lançamento de coleções é indispensável para o sucesso de uma marca" e de que é preciso unir grifes em um só evento. Assim, em 1993, a dupla lança a Semana Leslie de Estilo, realizada no Jockey Club, com a participação de 25 grifes. Após 3 anos, surge a parceria com o Barrashopping, transferindo os desfiles para o seu espaço e promovendo uma mudança na semana de moda carioca. A semana Leslie de Estilo dá lugar a Semana Barrashopping de Estilo, sendo pioneira para logo mais surgir o Fashion Rio, como um grande investimento na profissionalização da indústria da moda. Durante 8 anos seguintes, a renovação da moda - que se configura a cada nova data do calendário fashion - gira em torno da Barra da Tijuca. Em 2002, a dupla (Eloysa e Giorgio) estreia o Fashion Rio no Museu de Arte Moderna (MAM), projeto que se integra ao calendário Riomarcabrasil, da Prefeitura. Na época, muitos estilistas foram convocados e foi a primeira vez que empresas privadas fizeram parcerias com instituições do setor têxtil. Sob a marca Fashion Rio, os desfiles ocorreram no Pão de Açúcar, na Ilha Fiscal, no Copacaba Palace, na Biblioteca Nacional e nas ruas da boêmia Lapa, entre outros pontos turísticos carioca. O sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) se associou a um novo parceiro no Fashion Rio e na sua bolsa de negócios, o Fashion Business: a InBrands, com a direção de Paulo Borges (criador e diretor do São Paulo Fashion Week). A InBrands começou a produzir o evento a partir de 5 de junho de 2009, quando teve início a temporada Primavera/Verão 2010, sendo o evento sediado no Pier Mauá.




Texto adapt. por: Nathalia Lund


Hoje é o último dia de desfile no Fashion Rio, a partir de amanhã aqui no blog, o melhor dos desfiles da semana de moda do Rio de Janeiro. Aguardem!

Nenhum comentário: