"A VERDADEIRA "CHIQUEZA" NÃO É O QUE VOCÊ TEM OU O QUE VOCÊ VESTE E SIM COMO VOCÊ SE COMPORTA E SE RELACIONA COM AS OUTRAS PESSOAS." (SITE TRÈS CHIC)

sábado, 24 de outubro de 2009

vitrinismo - merchandising visual

Falar em vitrinas é lembrar a moda, a moda ao longo da história também influencia no vitrinismo. Até meados da década de 70 a moda era ditada na Europa e seguida em todo o resto do mundo, mas são justamente os questionamentos desta década que colocaram fim a ditadura de moda, surgindo então as tendências de moda. E acompanhando esta evolução, a vitrina passa a se tornar um veículo que transmite a imagem da loja com um conceito fashion. Já na década de 80, com o avanço da arquitetura e decoração influenciadas pelo minimalismo, lojas e boutiques tornaram-se espaços que vendem além de roupa, comportamento. Assim, a vitrina perde sua caracterização delimitada e "invade" o interior das lojas, se integrando perfeitamente com a arquitetura e decoração destas. Desde o surgimento da vitrina e da estética, a forma e sua concepção mudaram completamente, mas seu objetivo e sua finalidade continuaram o mesmo - vender, conquistando o público com o que um espaço comercial tem de melhor. A vitrina de uma loja é o cartão de visita, o rosto da loja - daí sua importância. Ela é a comunicação visual do seu negócio.

Nessa área, realizei um curso de extensão onde tinha como objetivo final a pesquisa, elaboração e execução de uma vitrina. No começo deu certo medo, afinal é uma responsabilidade enorme montar uma vitrina no centro da cidade. Mas o resultado foi excelente, e hoje estou apta para trabalhar com vitrinismo - merchandising visual.


Aí está o resultado do meu primeiro trabalho, vale lembrar que o tema era "dia dos namorados".

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Nathália! Como acadêmica, seu primeiro trabalho demonstra que tens muita aptidão e realmente o resultado ficou excelente!! Bjs. Mariluci.

Pautas Femininas disse...

Olá Nathália! Estava fazendo uma pesquisa na net sobre Vitrinismo e encontrei seu blog. Achei seu trabalho muito bacana e interessante.
Te convido a visitar o Pautas Femininas, um blog voltado ao universo feminino.
http://pautasfemininas.blogspot.com
Já estou te seguindo!
Beijos!
Cileide Siqueira - Pautas Femininas